GRAMÁTICA
Afinal de contas, qual é a forma correta: onde ou aonde?
Bom, para começo de conversa, não existe certo ou errado nessa história, ambas as palavras estão corretas. O que devemos observar, entretanto, é a circunstância de uso de cada um dos termos. Talvez você não tenha percebido, mas existe uma diferença considerável entre os dois vocábulos. No dia a dia, muitas vezes apressados, deixamos alguns detalhes passarem em branco e nem sempre conseguimos fazer o uso adequado das palavras, sobretudo na linguagem escrita. Mas fique atento às dicas e saiba como e quando usar os advérbios onde e aonde.
O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome advérbio, ou seja, a palavra que está próxima ao verbo. Feita essa explicação, observe o significado das palavras que são nossos objetos de estudo:
Onde: O advérbio onde indica o lugar em que algo ou alguém está e deve ser utilizado para expressar ideia de lugar. Em um texto, e até mesmo na linguagem oral, para evitar a repetição desse vocábulo, podemos utilizar outras expressões que conferem a mesma significação, como no qual, na qual, em que.
Observe os exemplos:
Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.
O turista não sabe onde fica o Cristo Redentor.
Vivemos em um país no qual a desigualdade social é alarmante.
Na grandes cidades, nas quais o trânsito é congestionado, demora-se muito para realizar um simples trajeto.
Aonde você vai depois da aula?
O lugar aonde vou não te diz respeito.
Sintetizando:
Onde: Expressa ideia de lugar fixo.
Aonde: Expressa ideia de destino ou movimento.
Fonte:
PEREZ, Luana Castro Alves. "Onde ou aonde?"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/onde-ou-aonde.htm>. Acesso em 31 de marco de 2016.
bibpp.blogspot.com BLOG da biblioteca Pequeno Príncipe Escola Santa Rita de Cássia Sapucaia do Sul SRC RS